segunda-feira, 6 de outubro de 2025

A última Junta



A equipa que liderei na Freguesia do Barril de Alva nos últimos quatro anos da sua existência (2009/2013) deixou obra feita, como é (ainda?) reconhecido pelo povo da minha terra, “…exemplo a ser seguido…” por autarquias de dimensão semelhante, como acentuou, na época, o presidente da Câmara Municipal de Arganil durante um encontro de contexto institucional.
A força da vontade de “fazer mais e melhor”, o espírito criativo do executivo, a plena entrega à causa pública, a liderança honesta e serena, eram os condimentos essenciais para lutar – como lutámos! – pela manutenção da Freguesia do Barril de Alva.
O sonho de, pelo menos, cumprirmos mais um mandato desfez-se como bola se sabão, ficando pela metade a construção do harmonioso jardim, planeado com régua e esquadro, concretamente:

- o aproveitamento da casa dos professores da escola, transformando-a em dois apartamentos de razoáveis dimensões, a continuidade da escolinha “Caracol ao Sol”, o acrescento de mais valias à Área de Serviço para Autocaravanas (reconhecida internacionalmente como das mais bonitas do país, pela estética e localização), a recuperação do campo de jogos da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Barrilense, legalização do projeto de loteamento de um terreno urbano, etc, etc.
“Um jardim sem flores não existe”: foram plantadas dezenas de árvores, roseiras e outras plantas de pequeno porte… e não faltava espaço e vontade para continuar a alindar e enriquecer o “jardim”!

E havia um plano para fazer da zona de banhos, junto à ponte, uma das melhores praias fluviais da região com a “simples mudança“ da roda de alcatruzes da margem esquerda para a outra margem, aproveitando a queda das águas para alimentar uma piscina de água corrente, a edificar no local onde existia um campinho de jogos!

Já nessa altura, a grande preocupação do executivo estava relacionada com a falta de eleitores residentes. Sem outras (?) possibilidades de atrair pessoas, o Turismo de qualidade era a nossa aposta consciente.
… E borbulhavam OUTRAS ideias na minha mente, do João Gouveia e do Constantino Moura, “tão grandes como o tamanho da minha aldeia”, que é tão grande como outra terra qualquer" – Alberto Caeiro.
*
A poucos dias das eleições autárquicas, o pregão das médias, grandes ou pequenas obras é um dado comum nas ideias de quem as tem. Amigos meus, residentes na sede da freguesia, entre sorrisos, “brincam” com a minha aldeia:
- Ah, o Barril de Alva é um dormitório de Coja!
- Antes fosse, digo eu, era sinal que usavam o nosso código postal e tinham o nome próprio a seguir ao ítem ... local da residência:
- BARRIL DE ALVA!

(… Com a “intervenção dos bons ofícios” da Santa Maria Madalena, Santo Aleixo, S. Simão e de mais eleitores, talvez um dia possamos erguer de novo a voz da autonomia administrativa. Quem sabe?).

Calbertoramos